CASA ESPÍRITA EURÍPEDES BARSANULFO – NÚCLEO VILA SAPÊ

 

 

“O homem alcançará a felicidade quando cumprir naturalmente e fielmente os mandamentos Divinos.”     Eurípedes Barsanulfo 

 

No ano de 1985, quando a Casa Espírita Eurípedes Barsanulfo (CEEB) contava com 20 anos de existência, seus dirigentes, norteados pelas orientações do eminente confrade Chico Xavier, buscavam divulgar a doutrina Espírita e a prática da caridade.

 

Em mais uma destas iniciativas, um dos fundadores da CEEB, Luiz Carlos Monteiro, decidiu iniciar os trabalhos de divulgação do Evangelho de Jesus na então muito sofrida comunidade carente da Vila Sapê. A escolha de Luiz Carlos em fazer este trabalho na referida comunidade, decorreu das narrações de D.Eupiana Bastos, a qual era moradora da Vila Sapê, frequentadora das reuniões doutrinárias e assistida da CEEB. Em suas narrativas, ficou evidente que se tratava de comunidade muito necessitada de assistência material e principalmente espiritual.

 

Naquele tempo, a comunidade da Vila Sapê era dominada pelo tráfico de drogas e, consequentemente, tinha um alto índice de homicídios e de outras ocorrências criminais. A comunidade era composta por casebres em vielas sem pavimentação e totalmente desprovidas de saneamento, às margens do arroio Pavuna, que, em épocas de chuva, transbordava, alagando as precárias moradias em seu entorno.

 

Foi então formada uma pequena caravana composta por trabalhadores da CEEB, liderada pelo Luiz Carlos com os irmãos Bordallo Gilson e Gilberto, Roberto Sá e o Sr. Nelson. Foram conhecer o local. No terreno tinha uma grande mangueira. Então, a equipe resolveu fazer o evangelho embaixo dessa mangueira.

 

No início, as reuniões eram realizadas embaixo da mangueira, às margens do Arroio Pavuna, onde alguns curiosos, sem entendimento do objetivo do trabalho e até com alguma desconfiança, ouviam as palavras do Evangelho de Jesus e lanchavam sanduíches e refrescos levados pelos trabalhadores. Após cerca de dois meses de trabalho, este pequeno grupo de trabalhadores da CEEB foi abordado pelo chefe do tráfico de drogas da região, que relatou que vinha observando e analisando a conduta daquela pequena caravana e que havia presenciado e constatado o bem que estava sendo feito. A partir de então, o mesmo informou que não seriam importunados.

Em agosto de 1985 iniciou-se a construção da sede do nosso Núcleo Espírita na comunidade em um terreno adquirido da Sra. Rosimere de Souza, neta da D. Eupiana. Ao longo dos anos, a comunidade sofreu grandes mudanças estruturais, sendo a principal delas a realização do "Projeto Favela Bairro" em 1995, o qual foi conseguido após muita luta de alguns moradores e trabalhadores da casa.

 

Alguns anos depois, este ex-chefe do tráfico de drogas, o qual desencarnou vítima de uma facção criminosa rival, apresentou-se em reunião mediúnica na sede da Instituição, dizendo que se encontrava em situação difícil no Plano Espiritual, mas que havia se arrependido dos males e das dores que havia causado, informando que, tão logo fosse possível, desejava se unir ao trabalho do bem realizado na casa.

    

Acompanhando o desenvolvimento da Vila Sapê, nosso Núcleo de trabalho também cresceu. Hoje, contamos com um grande salão para as reuniões públicas, uma cozinha onde são feitas as refeições e lanches, amplo refeitório onde são servidas mais de 200 refeições semanais, biblioteca, sala de atendimento fraterno e seis salas de evangelização infantil e infanto-juvenil. Atualmente, atendemos em média 120 famílias, de baixa renda e condições precaríssimas de subsistência, da comunidade e adjacências, contando com uma média de 100 crianças na evangelização! Além destas atividades, temos inúmeras outras, como curso de pais, curso de gestantes, sala de leitura, curso de artesanato, aulas de reforço escolar e distribuição periódica de mantimentos. O trabalho desenvolvido é baseado no envolvimento familiar, através da divulgação dos princípios morais do Evangelho de Jesus, ministrando a pureza doutrinária Espírita, oportunizando principalmente às crianças e os jovens sua inclusão social, fornecendo condições básicas à alimentação, à saúde, à higiene, orientação educacional com noções de cidadania, moral e civilidade.

 

Ao longo dos 34 anos de existência, este Núcleo Espírita contou com inúmeros devotados colaboradores, muitos dos quais já empreenderam a “grande viagem” para o plano espiritual. Deixaram os seus rastros de amor, abnegação e exemplo no bem ao próximo, enchendo de esperança o coração dos irmãos desta comunidade, mas ainda hoje continuam assistindo com seu amor e dedicação os trabalhos que se realizam no nosso Núcleo. É para eles e para diversos outros trabalhadores desta Casa, que da “vida verdadeira” nos guiam e amparam, que fica nossa homenagem e agradecimento.

Unknown Track - trilha musical da peça- Espíritos de Escol - CEEB
00:00 / 00:00
  • Instagram
  • Facebook Social Icon

Música da trilha sonora da peça teatral Espíritos de Escol  de produção da CEEB

Encontre-nos:

Rua José Orlando, número 03, Vila Sapê, Curicica

Rio de Janeiro - RJ
 

CNPJ - 35.803.954/0001-17

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now